sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Apaches S21 OF1721 da 1404



Saudações busólogos de plantão

Trago hoje um 3 Apaches S21 da Betânia: 7402, 7403 e 7404. A Betânia que substituiu seus Torinos GV2 OF1721 de 2003 por Apaches S22 OF1722M nos deixa na espectativa de nos despedirmos de carros como estes qualquer hora dessas! Por isso corri pra registrá-los. São carros muito bons. Bons como cabritos, que fique bem claro!

Com relação a linha, essa é uma das mais tradicionais daqui de BH, inclusive foi uma das poucas que preservaram a numeração do sistema probus depois de 98 em que a BHTRANStorno passou a gerir o sistema de transporte da capital mineira. Engraçado que antigamente a tarifa das linhas era divida pelas suas respectivas classificações: circulares (pintura amarela), diametral (azul) e semi-expresso (vermelho). As linhas amarelas são mais baratas, as azuis mais caras que as amarelas e vermelhas mais caras ainda. Entretanto, havia exceções! E a 1404 era uma delas. Por rodar muito, a 1404 tinha tarifa de vermelho. Pra mim um bug intencional pra compensar a empresa concessionária pelo tanto que a linha roda.

O sistema probus, apesar de muito inteligente tinha lá suas falhas, o que é normal, mas seria muito fácil de otimizá-lo. Eu vejo por exemplo: Ao invés de termos linhas michurucas que atendem bairros próximos ao centro que demoram séculos ou linhas subnutridas que atendem bairros distantes cujos moradores se servem das linhas fortes de outros bairros mais próximos. A 1805, Gutierrez - Sagrada Família, atual 9209, por exemplo é uma linha que eu usava qdo criança, onde aprendi a gostar de ônibus, mas tenho que ser sincero, é fraca, demorada e que fazia e faz até hoje um percurso equivalente ao de uma linha amarela, mas a passagem é R$2,45. No Sagrada Família há concorrência com a 9106, 9410 e as linhas próximas, no Gutierrez nem existe mais a 8201, antiga 1203 Gutierrez - Cachoeirinha pra fazer concorrência.  (na verdade, por uma questão de topografia o itinerário das duas dentro do Gutierrez induzia ou utilizar uma ou outra) A 2216 é uma linha vermelha que perde demanda por causa da 1207 B que passa próxima é mais confiável. Tendo em vista que a 1207 é dividida em A, B e C e as 3 passam juntas. Tendo em vista há linhas azuis que rodam o mesmo que uma vermelha de ponto a ponto e outras que rodam pouco de ponto a ponto, porque não equilibrar esse sistema fazendo essas linhas mais eficientes? Por exemplo: bairros de menos demanda próximos ao centro poderiam ter linhas diametrais que atendessem na outra extremidade um bairro mais afastado com mais demanda.

Como a BHTRANS qdo resolveu colocar seu dedo no transporte, mudou muita coisa inútil como por exemplo a numeração das diametrais sem acrescentar um novo projeto realmente superior em termos de lógica e eficiência ao anterior, a gente continua na mesma, tendo linhas desvalorizadas, menos frequencia, menos demanda e o mesmo aperto.
Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário