quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

BRT de Curtitiba - Ônibus Bi-articulado


Saudações busólogos de plantão!

Trago hoje um bi-articulado que faz parte do eficiente sistema de BRT de Curitiba. Fazia tempo que eu não postava algo de lá! Muita gente chama esse veículo ai de Torino GV, outros chamam de Torino LS. É um ônibus antigo (meados da década de 90) que está muito bem cuidado e pode rodar tranquilamente por um bom tempo. Para quem é de BH resta esperar pra vê o que vai rolar com o projeto do BRT. Até agora temos o projeto de 3 corredores definidos: Av. Pedro 2 e Carlos Luz, Av. Antônio Carlos e Av. Cristiano Machado. Mas ressalto que BRT sozinho não resolverá o problema! Sem metrô (metrô subterrâneo - subway - não trem de superfície que só serve pra dividir bairros em 2.) atendendo BH e RMBH não acredito que o gargalo do transporte estará resolvido.
Como se percebe 3 regiões da cidade relativamente próximas serão atendidas pelo BRT, logo quando ele entrar em funcionamento regiões importantes como a Leste, Oeste, Barreiro, Centro-Sul continuarão na mesma situação. Brt é um troço que só funciona se tiver na cidade inteira, mas nada impede de se implantar o BRT e o metrô concomitantemente. Na verdade isso é a melhor coisa a se fazer. No caso de SP-SP é a única solução! Vamos aguardar e ver o que vai dar!

Espero que gostem!

2 comentários:

  1. Opa, show essa postagem com esse bi-articulado de Curitiba. Sobre o sistema BRT aqui em BH, estou muito curioso para ver no que isso vai dar mas, particularmente, eles não deviam só olhar esse sistema, e sim todo o transporte público como, por exemplo, os coletivos, com essa febre de cabritos em linhas troncais e o metrô subterrâneo, que foi citado no seu texto. Mas como você disse né, vamos aguardar e ver o que vai dar.

    Abraços!

    http://consorcioonibusbh.blogspot.com/
    http://belvederecoletivos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. esse carro é lindo, eu tenho um cartão postal de Curitiba com um desse na foto, pena a trazeira ser de torino gv, acho essa uma das mais feias da Marcopolo.

    ResponderExcluir